Image Alt

A NOSSA HISTÓRIA

Como tudo começou...

FREDERICO ALMADA

FUNDADOR KIDS DIVE

O programa Kids Dive teve a sua origem em 2018, quando um biólogo marinho quis partilhar a sua paixão pelo Oceano com crianças e jovens!

“Como biólogo marinho comecei a mergulhar bastante tarde, já durante a minha licenciatura na Faculdade de Ciências de Lisboa. No entanto, isso faz com que tenha uma memória vívida do que senti quando espreitei pela primeira vez debaixo de água. Ter uma garrafa de ar comprimido às costas dá-nos a liberdade de ficarmos independentes da superfície, pelo menos durante algum tempo. Isso permite-nos ver detalhes que de outra forma teríamos que ignorar. É como visitar outro planeta em que podemos deixar-nos deslizar na corrente, observar florestas ondulantes e animais com barbatanas ou tentáculos que parecem observar-nos da mesma forma que nós os observamos a eles. Mais tarde, a amizade com o José Tourais, uma das pessoas que me ensinou a mergulhar fez-me ver o outro lado: ao levar outras pessoas a mergulhar percebi que eu não era o único a ficar fascinado com aquelas paisagens marinhas. Daí até surgir o Kids Dive demorou “apenas” 3 anos, depois do contributo de muitas pessoas”, Frederico Almada, Fundador do Kids Dive.

Kids Dive Descobrir o Oceano

O programa “Kids Dive –Descobrir o Oceano” é uma experiência dinâmica e educativa que visa aprofundar conhecimentos sobre o Oceano, bem como educar para a conservação de ecossistemas marinhos. É um programa destinado e adaptado a crianças e jovens, desde o primeiro ciclo de escolaridade até ao ensino secundário.

A nossa missão abaixo da superfície do Oceano é trazer a paixão pelo Oceano a todos os participantes, com o intuito de promover a proteção do meio marinho e da biodiversidade.

A nossa missão está alinhada com o nosso mote: #vamossalvarooceano. O nosso objetivo é estimular a curiosidade e promover a superação pessoal incentivando todos a trilhar o seu próprio caminho e contribuir para uma sociedade mais informada, ativa e participativa. O Kids Dive pretende promover a criatividade, a colaboração e o trabalho de equipa, assim como o espírito de iniciativa dos participantes aproximando as escolas das comunidades locais e do setor marítimo. É um programa educativo pensado para crianças e jovens entre os 8 e os 17 anos, em que todas as ações estão interligadas e assentes em 4 eixos que têm subjacentes dois princípios: “aprender fazendo” e “conhecer para proteger”.

Programa educativo

Pensado para crianças e jovens entre os 8 e os 17 anos, em que todas as ações estão interligadas e assentes em 4 eixos que têm subjacentes dois princípios: ``aprender fazendo`` e ``conhecer para proteger``.

Ciência com emoção

Acreditamos que a conexão com o Oceano é essencial para promover a sua proteção. Assim, todas as atividades têm por intuito mostrar o quanto dependemos do Oceano. Desta forma, acreditamos estar a quebrar uma das barreiras de conservação do meio marinho e a catalisar uma mudança profunda na perceção que a sociedade tem do Oceano.

Mergulho subaquático

Aliamos o mergulho subaquático às nossas atividades. Esta ferramenta educativa permite o contacto direto com o meio aquático, desperta emoções e é o interlocutor ideal para transmitir a importância de conservar o Oceano.

Educação

A transmissão do conhecimento científico é um dos pilares da literacia do Oceano, e é um dos pontos centrais da nossa atividade. Por acreditarmos que uma sociedade informada gera uma maior participação, baseamos a nossa atividade na comunicação com os alunos e professores, por forma a contribuir para o desenvolvimento de uma geração azul ativa e participativa.

Tecnologia

A aplicação de novas ferramentas e o olhar para o futuro permitem desenvolver novas perspectivas. O Kids Dive procura aliar a transmissão de conhecimentos à aplicação de novas tecnologias, tais como a aprendizagem digital com o Kids Dive Virtual, por forma a proporcionar experiências imersivas.

Saiba mais sobre as atividades que oferecemos!

O programa “Kids Dive – Descobrir o Oceano” é uma experiência dinâmica e inovadora que visa aprofundar conhecimentos sobre o Oceano, bem como educar para a conservação de ecossistemas marinhos.

Enquadramento nas Estratégias Educativas e Agendas Internacionais

O Kids Dive promove a literacia do Oceano e, simultaneamente, desperta os seus participantes para futuras carreiras azuis em perfeito alinhamento com o Programa Escola Azul e as principais recomendações internacionais. Contribui para a concretização da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que consiste num plano internacional para ``Transformar o mundo`` até 2030.

Década das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável

O Kids Dive surge num momento especial: em 2021-2030 as Nações Unidas celebram a Década das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável, sob o mote ``a ciência que precisamos para o Oceano que queremos`` e a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas, que une jovens e adultos de todo o mundo sob o mote #GenerationRestoration. Os conteúdos programáticos do Kids Dive permitem que os participantes explorem estes temas e tomem consciência que fazem parte de um conjunto de iniciativas mundiais, que os prepara para um mundo em mudança e apoiando o caminho necessário para atingirmos as metas coletivas a que nos propomos.

Estratégia Nacional para o Mar

A nível nacional o Programa Kids Dive apoia a implementação da Estratégia Nacional para o Mar, nomeadamente no Objetivo Estratégico 8: incrementar a educação, a formação, a cultura e a literacia do Oceano. Ao longo das atividades educativas, os participantes são estimulados para o desenvolvimento de competências como a cidadania, o relacionamento interpessoal e a comunicação em público. Este programa fomenta assim, o desenvolvimento de competências, não só do foro académico, mas também ao nível pessoal e social, estando em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o documento de referência para a organização do sistema educativo. Ainda, este programa está alinhado com as recomendações da Comissão Europeia para o desenvolvimento de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, e da OCDE que salienta a importância das soft skills num mercado de trabalho em constante mudança (Futuro da Educação e Competências 2030).

saiba mais

Use o seguinte formulário para colocar questões.