Image Alt

IMPACTO

KIDS DIVE AO LONGO DOS ANOS...

Kids Dive em números
2018

1 AUTARQUIA | 1 escola | 60 alunos

CASCAIS
- Escola da Cidadela

2019

2 autarquias | 5 escolas | 120 alunos

CASCAIS
-Escola da Cidadela
-Escola IBN Mucana

SINTRA
-Escola Prof. Agostinho da Silva
-Escola do Alto dos Moinhos
-Escola Sec. Ferreira Dias

2020

2 autarquias | 6 escolas | 1300 alunos

CASCAIS
-Escola IBN Mucana
-Escola Matilde Rosa Araújo

SINTRA
-Escola Básica Frei Bartolomeu dos Mártires
-Escola Básica de Darque Carteado Mena
-Escola Secundária de Santa Maria Maior
-Escola Sebastião da Gama

2021

9 autarquias (Cascais, Sintra, Setúbal, Oeiras, Viana do Castelo, Madeira, Olhão, Santiago do Cacém, Tondela)/ 25 escolas / 1042 alunos

Escola Sebastião da Gama
Escola Sec. D. Manuel Martins

EB2,3/Sec Aquilino Ribeiro
Escola Sec. de Camão Castelo Branco

Escola Básica Frei Bartolomeu dos Mártires
Escola Básica de Darque Carteado Mena

Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço
EB2/3 Ciclo Bartolomeu Perestrelo
EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva
Escola Porto Santo
Escola Caniçal

AE. Dr. Francisco Fernandes Lopes

EB Professor Arménio Lança

AE Tondela Tomaz Ribeiro

2022

7 AUTARQUIAS E NORUEGA | 20 ESCOLAS | 311 ALUNOS

SINTRA
-ES Ferreira Dias
-EBI Colares
-Padre Alberto Neto
-Prof Agostinho da Silva
-Escultor Francisco dos Santos

CASCAIS
-EBS Alvide
-St Julians
-Matilde Rosa Araújo

SETÚBAL
-Escola Luisa Tody
-Escola de Aranguez
-Escola Pinheirinhos

VIANA DO CASTELO

OEIRAS

MADEIRA

SESIMBRA
-Escola Michel Giacometti
-Escola Secundária de Sampaio

KIDS DIVE INTERNACIONAL | NORUEGA

2022/2023

CASCAIS
- Salesianos Estoril
- Escola Básica Alapraia
- Escola Básica e Secundária Cidadela
- Escola Básica e Secundária Ibn Mucana


SETÚBAL
- Escola Primária Santa Ana
- Escola Básica dos Arcos
- ES Dom Manuel martins
- Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago


SINTRA
- EBS Rainha D.ª Leonor Lencastre
- Escola Secundária Leal da Câmara
- EBS Mestre Domingos Saraiva
- EBI D. Carlos I
- EB 2,3 Alto dos Moinhos
- EB Alfredo da Silva
- EB Ferreira Castro
- EBS Dr. Rui Grácio
- EB D. Fernando II / Agrup. Escolas Monte da Lua
- Escola 2,3 Sec. Padre Alberto Neto
- EBS Gama Barros
- EB Visconde de Juromenha


ALENQUER
- Escola Básica Integrada de Abrigada

2023

5 autarquias | 26 escolas | 635 alunos

CASCAIS
- Salesianos Estoril
- Escola Básica Alapraia
- Escola Básica e Secundária Cidadela
- Escola Básica e Secundária Ibn Mucana


SETÚBAL
- Escola Primária Santa Ana
- Escola Básica dos Arcos
- ES Dom Manuel martins
- Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago


SINTRA
- EBS Rainha D.ª Leonor Lencastre
- Escola Secundária Leal da Câmara
- EBS Mestre Domingos Saraiva
- EBI D. Carlos I
- EB 2,3 Alto dos Moinhos
- EB Alfredo da Silva
- EB Ferreira Castro
- EBS Dr. Rui Grácio
- EB D. Fernando II / Agrup. Escolas Monte da Lua
- Escola 2,3 Sec. Padre Alberto Neto
- EBS Gama Barros
- EB Visconde de Juromenha


ALENQUER
- Escola Básica Integrada de Abrigada

TESTEMUNHOS

saiba mais

Use o seguinte formulário para colocar questões.



    Conceição Marques
    Professora da EBS do Alto dos Moinhos - Sintra
    Conceição Marques

    Agradeço à equipa fantástica do Kids Dive e a todos os biólogos que nos conduziram nesta aventura de 4 dias, cheios de dinamismo, entusiasmo e profissionalismo. Um grande obrigada, também, aos elementos da CMS que nos deram uma excelente oportunidade de embarcar nesta “viagem”, contribuindo para o aumento da literacia dos Oceanos, da sustentabilidade e da biodiversidade.

    Foi experiência única para cada um e, em especial, para todos os alunos, que num clima familiar, puderam conhecer, aprender e aprofundar melhor a riqueza da biodiversidade marinha da nossa costa…. Obrigada por nos ensinarem a observar melhor as espécies marinhas e a estarmos mais atentos para a sua preservação e proteção.

    Certamente nunca mais esqueceremos estes momentos, vividos juntos, com tanta simplicidade.

    Cláudia Sampaio
    Professora da EB 2, 3 Professor Agostinho da Silva – Sintra
    Cláudia Sampaio

    A minha experiência no Kids Dive…
    Tenho 24 anos de serviço de professora de Ciências Naturais e posso afirmar, sem qualquer hesitação, que o envolvimento dos meus alunos no programa Kids Dive foi o auge da minha carreira. Tudo foi excecional, o envolvimento dos alunos, as suas aprendizagens, o seu crescimento dentro dos objetivos relacionados com a Literacia para o Oceano. As atividades dinamizadas envolveram transmissão de conhecimentos, valores cívicos e ecológicos e aulas práticas no terreno. Tudo isto devido à excelência da equipa de profissionais que integram este programa, que os cativaram desde o primeiro momento de apresentação do Kids Dive. Melhor não seria possível. Quem me dera que todos os meus alunos pudessem participar no Kids Dive.
    Tive também a sorte de poder participar no projeto EEA Grants – Kids Dive Internacional Portugal/Noruega, no qual houve o intercâmbio de alunos entre duas escolas, uma de cada país. Uma turma do 9º ano recebeu quatro alunos noruegueses para a participação nas atividades do Kids Dive e cinco alunos desta mesma turma foram selecionados, de acordo com o seu mérito educativo, para irem participar de igual forma nas atividades do Kids Dive na Noruega. Não há palavras para descrever a evolução e a dinâmica desta turma, não só em termos da Literacia para o Oceano, mas também em termos da fluência no Inglês. Atrevo-me em afirmar que se tornou uma turma bilíngue e que alguns destes alunos darão o seu contributo nesta grande meta global que é a Proteção do Oceano. Obrigada a toda a equipa do Kids Dive.

    Mafalda Lapa
    Professora da EBS Cidadela - Cascais
    Mafalda Lapa

    A melhor forma de aprender alguma coisa é fazê-la ou, se possível, vivê-la. O Kids Dive dá cartas nesta matéria. É um programa vivencial desde o primeiro momento. Tudo é experimentado e incorporado. É um exemplo de estratégia para trazer a cultura científica a todos de forma aparentemente leve, mas com muito substrato. Como se isto não bastasse está desenhado de forma a tocar todos, os que têm mais conhecimentos científicos, os que têm curiosidade, os que gostam de aprender sempre mais e os que (ainda) não perceberam a importância de manter a curiosidade ao longo da Vida. Da sequência das ações ao profissionalismo da equipa passando pela atenção personalizada e dedicação sistemática ao público-alvo, este programa é exemplar. Poder participar neste programa foi transformador para os meus alunos e para mim. Tal como eles, fui aprendente em todo este processo e sinto que me ajudou a ser melhor professora e melhor cidadã. Os alunos? Muitos estão na Universidade e ainda falam da experiência que tiveram como uma das mais marcantes do seu percurso escolar. O Kids Dive é sem dúvida um programa que todos deviam experienciar, para uma escola mais motivadora, inclusiva e centrada no aluno.

    Laura Rosa
    12º ano - EBS Cidadela – Cascais
    Laura Rosa

    (…) Assim que mergulhei, já com o respirador na boca, estranhei um pouco a situação visto que ando na natação desde muito nova estar debaixo de água e inspirar não ocorreu muito naturalmente (…) Embora já tivesse sido avisada de que o último arco teria um plástico acabei por ir contra ele na mesma o que realmente me fez perceber o quão invisíveis certos plásticos podem ser debaixo de água (…) Aprendi também sobre os polímeros do plástico que via marcado nas embalagens mas que nunca tinha entendido muito bem até agora. Encerramos a tarde com o workshop do jardim zoológico de Lisboa onde fizemos uma videoconferência com um biólogo do Zoo e a seguir juntamo-nos em duplas para fazer um vídeo sobre uma das espécies aquáticas do Zoológico (…) Sai desta tarde com uma sensibilidade muito maior para esta problemática mesmo não sendo completamente ignorante no assunto visto que sou escoteira, e sem dúvida irei passar estes novos adquiridos conhecimentos aos meus familiares e amigos pois cada vez mais o nosso planeta está a ser destruído e nós estamos a sofrer com os graves efeitos secundários que poderiam ser evitados com simples mudanças de hábitos a uma escala mundial.

    Catarina Lobo
    EBS do Alto dos Moinhos - Sintra
    Catarina Lobo

    Gostei muito desta atividade. Já fui tantas vezes à praia e nunca tinha conseguido ver tantos seres vivos de uma só vez. Aprendi que se ficarmos atentos iremos encontrar muitos seres vivos numa simples poça de maré. E a melhor parte é poder vê-los no seu habitat natural. Faz-me pensar naquilo que vamos perder se não começarmos a respeitar a Natureza. No Oceanário, mesmo não estando na natureza, foi bom ver que todos os seres que lá vivem têm uma casa muito natural e realista. (…) Sei que ter participado no Kids Dive foi uma grande oportunidade que nem todos tiveram, por isso quero agradecer, porque nesta experiência aprendi muitas mais coisas do que esperava aprender e experimentei coisas que nem sequer imaginava. O Kids Dive marcou a minha vida. Mesmo achando que já estava atenta para os perigos do plástico, a verdade é que aprendi muito mais. E quando for adulta quero que o meu trabalho seja estudar os oceanos e ajudar a preservá-los.

    Basílio Horta
    Presidente da Câmara Municipal de Sintra
    Basílio Horta

    A promoção do Ambiente junto das novas gerações e a sensibilização para a questão, designadamente no contexto escolar, impõe-se face aos consabidos riscos que ameaçam o destino do Planeta por via das alterações climáticas.

    Cada vez mais, não obstante uma visão Global dos problemas ambientais e dos caminhos para a sua resolução, existe a necessidade de agir localmente. É neste sentido que tem vindo a ser concretizado pelo município de Sintra, vários projetos e ações junto da comunidade escolar, entre os quais, o “Kids Dive Sintra” promovido pelo MARE/ISPA.

    Num concelho com cerca de 25 km de orla costeira, entendeu-se desde o primeiro momento abraçar um programa educativo destinado a jovens dos 8 aos 17 anos, cujo objetivo geral consiste na proteção do meio marinho e da biodiversidade.

    De salientar o impacto que o programa tem tido para os jovens participantes, inferido pelos seus testemunhos e pelos dos seus professores, que se tornaram “Embaixadores do Mar”, sendo notória a alteração de comportamentos no dia-a-dia e a adoção de uma responsabilidade cívica mais marcada, tornando-se mais interventivos e tentando, eles próprios, alterar os hábitos da sua família, amigos e colegas.

    Considerando a relevância deste programa na aproximação das crianças e jovens ao Oceano e na sua consciencialização para a importância do meio marinho e para as ameaças a que este está sujeito, comprovada pelos vários testemunhos que fomos recebendo dos nossos jovens, decidi que o município de Sintra continuará a apostar na continuidade deste programa junto da comunidade escolar, aumentando assim a nossa rede de “Embaixadores do Mar”.