Image Alt

KIDS DIVE EM PORTUGAL

Fundo Azul | 2022

FINANCIAMENTO

  • DEZEMBRO 2019
  • - INÍCIO
  • JULHO 2022
  • - FIM
EXTREME

OBJETIVO

Portugal é mar ou, pelo menos, as próximas gerações vão habituar-se a vê-lo dessa forma, numa altura em que a área submersa irá representar 97% (3.800.000 km2) do território nacional. No entanto, a superfície do mar esconde um mundo que poucos conhecem. Neste projeto pretendeu-se assim abrir a porta do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência.

COMO?

Programa educativo de 3 dias que envolveu um batismo mergulho com atividades subaquáticas relacionadas com um conjunto de workshops 100% práticos dirigidos a crianças dos 8-15 anos. Os workshops focaram temas como a sustentabilidade do meio marinho ou os principais riscos que se enfrentam atualmente, nomeadamente os plásticos. Foi ainda possível visitar uma área marinha costeira na companhia de cientistas e realizar um minidocumentário que incluiu as atividades subaquáticas.

Devido à pandemia COVID-19 tivemos de reinventar o Kids Dive e criar o programa virtual. Este programa incluiu uma experiência de mergulho com máscaras de realidade virtual em cartão (VR360); sessões de campo transmitidas pelo Instagram, a partir do intertidal rochoso, e visitas virtuais guiadas ao Oceanário e ao Jardim Zoológico de Lisboa.

PRINCIPAIS RESULTADOS

9

MUNICÍPIOS

25

ESCOLAS

1300

PARTICIPANTES NO PROGRAMA VIRTUAL

360

PARTICIPANTES NO PROGRAMA PRESENCIAL

MAPA KIDS DIVE

FOLHETO KIDS DIVE

PARCEIROS

saiba mais

Use o seguinte formulário para colocar questões.