
Basílio Horta
A promoção do Ambiente junto das novas gerações e a sensibilização para a questão, designadamente no contexto escolar, impõe-se face aos consabidos riscos que ameaçam o destino do Planeta por via das alterações climáticas.
Cada vez mais, não obstante uma visão Global dos problemas ambientais e dos caminhos para a sua resolução, existe a necessidade de agir localmente. É neste sentido que tem vindo a ser concretizado pelo município de Sintra, vários projetos e ações junto da comunidade escolar, entre os quais, o “Kids Dive Sintra” promovido pelo MARE/ISPA.
Num concelho com cerca de 25 km de orla costeira, entendeu-se desde o primeiro momento abraçar um programa educativo destinado a jovens dos 8 aos 17 anos, cujo objetivo geral consiste na proteção do meio marinho e da biodiversidade.
De salientar o impacto que o programa tem tido para os jovens participantes, inferido pelos seus testemunhos e pelos dos seus professores, que se tornaram “Embaixadores do Mar”, sendo notória a alteração de comportamentos no dia-a-dia e a adoção de uma responsabilidade cívica mais marcada, tornando-se mais interventivos e tentando, eles próprios, alterar os hábitos da sua família, amigos e colegas.
Considerando a relevância deste programa na aproximação das crianças e jovens ao Oceano e na sua consciencialização para a importância do meio marinho e para as ameaças a que este está sujeito, comprovada pelos vários testemunhos que fomos recebendo dos nossos jovens, decidi que o município de Sintra continuará a apostar na continuidade deste programa junto da comunidade escolar, aumentando assim a nossa rede de “Embaixadores do Mar”.